Um glossário para produteiros de primeira viagem no universo de pagamentos

01 de janeiro de 2020 • um papo de 4min sobre produto

Me tornei produteira a exatos 30 dias e tenho certeza de uma coisa: não sei MUITA coisa do produto que estou tocando rs.

E acredito que esteja tudo bem. Estou no universo das fraudes digitais, meios de pagamento e e-commerce. Trabalho com pessoas que tem anos/décadas de experiência nesses assuntos... Seria crueldade minha comigo mesma querer entender tudo em 30 dias.

Mas, em uma tentativa de ajudar a minha "eu do futuro" a lidar com a quantidade de siglas desse universo doido dos pagamentos digitais, criei esse glossário. Espero que te ajude também.

YOY

Year-Over-Year (YOY) A frequently used financial comparison is the year-over-year (YOY) method. Using YOY, an analyst can compare two or more measurable events on an annualized basis.

TPV

“total payment volume” ou volume total de pagamentos. O índice, é usado globalmente para medir o volume de dinheiro transacionado através dos meios de pagamento (adquirentes, gateways, facilitadores, cartões, fintechs e etc). Empresas como Paypal, Square, Global Payments entre outras, com presença global, usam esse índice para calcular a penetração local e market share (participação de mercado) no mundo. No mercado de cartões, esse número pode ser ilustrado sem as transações de boleto, débito em conta e outras formas de recebimento.

PSP

Em inglês, a sigla significa Payment Service Provider, em português, Provedor de Serviços de Pagamento. Intermediadores, Gateways, Adquirentes.

Merchant account

Traduzido do inglês-Uma conta de comerciante é um tipo de conta bancária que permite que as empresas aceitem pagamentos de várias formas, normalmente cartões de débito ou crédito.

Conciliador de cartões

A conciliação de cartões é o método que permite validar informações entre duas ou mais bases, ou seja, fazer uma comparação das informações obtidas no sistema de vendas com as apresentadas no extrato da administradora do cartão.

NSU

Sigla para Número Sequencial Único. É um número único gerado para identificar uma transação ou uma nota fiscal. Unique sequence number is the identification number of a sales transaction using cards. It is attributed to each tax document issued.

TID (~ti aidí)

Transaction ID is an identification (or authorization) number of the e-commerce transaction at the operator.

Cadeia de pagamentos

O ciclo que vai desde o adquirente até o emissor do cartão

Emissor

Instituição financeira que emite o cartão

Intercambio/Interchanchig

Valor destinado aos bancos pelas transações

Net MDR

Valor destinado ao adiquirente

MDR

Intercambio + Net MDR

Fintech

Fintech é um termo que surgiu da junção das palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia). Fintech é uma startup que trabalha para inovar e otimizar serviços do setor financeiro. Essas empresas possuem custos operacionais muito mais baixos que de bancos tradicionais.

Profit pool

Qual nicho de determinada cadeia econômica tem mais lucro.

O Profit Pool leva ao entendimento de toda a cadeia de valor da indústria em que a empresa atua, e responde a questões como ‘qual segmento deste ciclo recebem hoje os maiores lucros?’, ‘quais empresas tem melhor capturado esses lucros?’, entre outros pontos. “A análise de Profit Pool mostra o lucro total gerado em uma indústria em toda a cadeia, em todos os seus processos

Operadoras de cartão

Uma operadora de cartão de crédito é a empresa ou programa de uma instituição financeira responsável por administrar os cartões de crédito.

Subadquirentes

Moip, Pagseguro, Bicash, Mercado pago, F2B, PayPal, Payu e Akatus

Adquirentes (também conhecidas como credenciadores)

Cielo, RedeCard, GetNet, Elavon, Stone

PoS TEF (~pê ó esse) (~téfi)

POS (Point of Sale ou Ponto de Venda) é a solução mais conhecida como maquininha de cartão portátil.

Tipos:

  • POS Wireless: com conexão wireless
  • POO: Com chip de telefone

TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é a solução com ERP integrado e fica fixada no caixa.

PINpad

A maquina de cartão em si. O objeto físico

BIN

Os primeiros dígitos do cartão, relativos ao emissor.

  • 1 – setores específicos da indústria
  • 2 – empresas aéreas
  • 3 – empresas áreas e indústrias relacionadas
  • 4, 5, 6 – instituições bancárias
  • 7 – empresas de petróleo
  • 8 – telecomunicações
  • 9 – empresas nacionais

CAGR

O CAGR (Compound Annual Growth Rate), ou taxa de crescimento anual composta, é a taxa de retorno necessária para um investimento crescer de seu saldo inicial para o seu saldo final. Dessa forma, o CAGR é considerado um dos principais indicadores para analisar a viabilidade de um investimento.

Compliance

Uma definição simples do que é compliance é defini-lo como um padrão básico de negócios. São ações colocadas em prática, voltadas a garantir relações éticas e transparentes entre empresas e, principalmente (mas não somente) o Poder Público.

Spreads bancários

Spread bancário é simplesmente a diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar e a taxa que ele mesmo paga ao captar dinheiro, O valor do spread varia de acordo com cada operação, dependendo dos riscos envolvidos e, normalmente, é mais alto para pessoas físicas do que para as empresas. O Brasil é famoso por ter um dos maiores spreads bancários do mundo.

PII - Personally Identifiable Information

Termo usado em segurança da informação, referem-se a informações que podem ser usadas para identificar, contactar ou localizar uma única pessoa. Também podem ser usadas com outras fontes para identificar um único indivíduo.

me conta o que achou:

hey,
duvido você
compartilhar

twitterlinkedinemailcopiar link

all
design/produto
front-enddados
música/back-end