Os meus cinco cantores favoritos de Cabo Verde

26 de julho de 2020 • um papo de 2min sobre música

Antes vou situar quem caiu de paraquedas em "Cabo Verde".

Cabo Verde é um arquipélago de 10 ilhas q fica a 500km da costa da Africa. Se tornou país independente esses dias, em 1975. Já abrigou piratas, ainda tem um vulcão ativo (na Ilha do Fogo) e o dialeto local - Crioulo - é diferente em cada ilha.

Lá o carnaval é um dos grandes eventos anuais. É um dos momentos que eles recebem mais turistas e dão o nome de "Brazilim" ("pequeno Brasil" em Crioulo) para as festas. São blocos como os nossos carnavais de rua, mas com muita fantasia e carros alegóricos.

No assunto beleza, CB tem de sobra. As ilhas são separadas pelo movimento do vento (Barlavento e Sotavento) e la é quente na maior parte do tempo. Escreve "Cape Verde" no google imagens e babe com essa beleza.

Uma vista de cima de uma das praias de Cabo Verde

Feitas as devidas apresentações, segue a lista dos artistas que recomendo muito:

5: Dino d’Santiago

Foto do artista Dino d’Santiago, em um dia de sol, sentado na grade de uma varanda

Só deixei ele em último da lista pois ele mesmo não é de Cabo Verde, e sim de Portugal. Mas seus pais nasceram em Cabo Verde e ele já lançou dois albuns em lingua Criolo.

Essa "Como seria" foi a música que me fez conhecer o som dele:

4: Tito Paris

Foto do Tito Paris em estudio

Gosto muito da voz dele e da forma como toca o violão. Recomendo ver a versão dele de Sodade no YouTube (vou recomendar a original dessa música mais pra frente).

Essa "Gata Morena" foi a música que me fez conhecer o som dele:

3: Sara Tavares

Foto da Sara Tavares

Também uma escolha difícil rs. Adoro o som dela e foi o que mais ouvi entre 2012 e 2013.

A Luiza Possi já regravou uma música dela e aqui te recomendo a "Ponte de Luz" que é uma das músicas mais gostosas que existem nesse mundo:

2: Cesária Évora

Foto da Cesária Évora cantando

É a voz mais conhecida de Cabo Verde pelo mundo. Foi chamada de "diva dos pés descalços" por estava assim sempre nos shows.

Vou recomendar a música dela que mais gosto: Sodade!

1: Mayra Andrade

Foto, preto e branco, da Mayra Andrade sorrindo

É simplesmente a cantora mais incrível no meu universo musical (fã feelings rs). Ela nasceu em Cuba, mas canta muitas músicas em lingua Criolo (e também em português, inglês e francês).

Recomendar uma música só dela é complicado, então vou me restringir a que mais gosto do último álbuns que ela lançou: "Tan Kalakatan"

me conta o que achou:

hey,
duvido você
compartilhar

twitterlinkedinemailcopiar link

all
design/produto
front-enddados
música/back-end