Checklist para escrever releases de produto

09 de agosto de 2020 • um papo de 3min sobre produto

Caí de cabeça na vida de produteira e como boa aquariana que sou estava enlouquecida já no segundo mês.

Eu começava muitas iniciativas ao mesmo tempo e estava tocando 3 grandes verticais sozinha. Então o processo de discovery era super embolado e o de release mais ainda.

Por isso comecei a fazer listas do que dava errado durante o release (coisa que esqueci, indicador que não dava mais pra calcular, dúvidas recorrentes...) para acertar no próximo. Disso nasceu essa listinha que resolvi compartilhar por aqui.

Nem tudo cabe no mesmo release, nem para as mesmas pessoas. Mas essa lista me ajuda a repensar a comunicação e melhorá-la sempre.

Introdução: Motivações

Essa é a parte que mais errei (acho). Sempre imaginei que tinha conseguido a atenção das pessoas envolvidas durante o processo, por isso não precisava de tantos detalhes aqui. Doce engano rs.

Percebi que no release é sempre válido reafirmar os pontos importantes que nos fizeram acreditar nessa iniciativa. Isso ajuda a dar contexto pra "história" que quero contar e garante que as pessoas impactadas estão na mesma página.

  • Qual é o principal objetivo?
  • Quais as hipóteses e indicadores que nos levaram a pensar nessa feature?
  • Existe material sobre o discovery?
  • Quando começamos o processo e quais as pessoas envolvidas?
  • Quais alternativas descartamos e quais os motivos?
  • O que nos fez começar a desenvolver?

Estratégia interna: Preparando a casa

Aqui é o meu termômetro: quanto mais tensa fico nessa parte, mais acredito que não encarei algum dos quatro riscos de produto bem de frente.

Confesso que por duas vezes eu posterguei releases e voltei para conversar com o time exatamente nessa fase.

Aprendi a não pensar sozinha nessa parte. Existem riscos que envolvem o produto que por mais empatica que eu tente ser, só quem realmente lida com eles que saberá os pontos fracos.

  • Rolaram testes internos/beta? Se sim, quais os resultados? Se não o que nos impediu, qual o pior cenário e como vamos lidar com ele?
  • Quais os usuários impactados pela feature?
  • Qual o material para o suporte/vendas/operações lidar com a nova feature?
  • Onde está a FAQ e o conteúdo sobre os novos aspectos da feature?
  • Haverá treinamento interno? Se sim, quando?
  • Quais são os principais indicadores? Onde podemos acompanhar? Quem é o responsável pelo acompanhamento?

Estratégia externa: Jogando o jogo

Nessa parte eu separo os materiais mais "comerciais" do release. Em geral atrelo com um video demo, animações com o slogan ou qualquer outro material que ajude a engajar os stakeholders envolvidos na adesão da feature.

  • Como vamos vender/engajar o uso da nova feature?
  • Existe outra iniciativa futura atrelada a essa?
  • Quando/como saberemos que deu certo?
  • O que muda no produto e na empresa com essa feature?
  • O que nos fará criar um HH para comemorar?

Final: Próximos passos & Resultados

Essa parte eu ainda estou na dúvida se realmente dá certo (espero ter certeza sobre daqui a mais 1 ano).

A minha ideia é criar um compromisso já no release do dia em que apresentarei os resultados, mas também das ações que faremos em seguida (com uma super certeza de que deu tudo certo). Tentei fazer isso em uma tentativa de engajar as pessoas para a apresentação dos resultados e também manter o meu time focado nos próximos passos... Mas na realidade conseguimos pouquíssimas vezes manter o plano rs. Ainda assim vou deixar aqui os pontos caso faça sentido pra você.

  • Data da apresentação dos resultados
  • Pessoas importantes envolvidas (algum cliente que usou o beta, equipe comercial, imprensa...)
  • Projeções esperadas
  • Evoluções dessa feature que já estão em discovery

Me conta se você faz algo parecido, se essa lista te ajudou em algo ou se preciso apagar tudo rs (conselhos pra pivotar são sempre válidos).

me conta o que achou:

hey,
duvido você
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