Dando mais autonomia pro time de engenharia se aventurar em design

23 de abril de 2020 • um papo de 1min sobre design

Talvez você me ache doida pelo título ou pense que é clickbait a base de polêmica rs, mas não é nenhum dos dois. Eu realmente acredito que quanto mais pessoas no time tiverem autonomia para expressar suas ideias através do design, mais rápido e claro nos tornamos.

Tem um ponto aqui: quando digo "autonomia para expressar suas ideias através do design" não quero dizer que deixarei de ter designers no time ou que o que sair das facilitações com os engenheiros já vai pro refinamento final (olha, já até usei rs... mas não é o ponto aqui). O que quero dizer é que o design pra mim é mais uma ferramenta de comunicação, e quanto mais o time se sente confortável para usá-la mais sentido ela passa a fazer e mais clareza ela dá.

Eu fiz o teste e recomendo que você faça também. (fazendo, cola aqui pra me contar como foi 🤗)

A lição de casa

É importante que quem é "o responsável" pelo design coloque esse chapéu de trazer a cultura pro time. As aspas sao pelo fato que nem sempre o design lead é essa pessoa... Vejo como responsável por esse chapéu a pessoa que tiver mais contato tanto com os engenheiros quanto com a equipe de design. Se os designers tiverem, maravilha... Caso contrário vale o PM pegar esse chapéu.

Coisas que no dia a dia trazem a cultura pro time:

Usar imagens para complementar ideias.

O visual ajuda a comunicar o que o texto não consegue. Ao invés de obrigar que a pessoa cruze as informações do seu texto em sua mente, ajude a informação a ser compreendida logo de cara.

Dar toda a atenção para informações

Pode ser a issue mais simples, sempre existem detalhes que merecem atenção. Use o design para comunicar isso abusando do contraste e da disposição das informações.

Usar cores e simbolos comuns para equipe

Crie um guia com o seu time para facilitar o dia a dia. Isso não precisa ser um mega processo, mas detalhes para usarem entre vocês. Simbolos sobre os assuntos que mais falam, cores para simbilizar tipos de ações e até mesmo apelidos que ajudem a identificar assuntos.

me conta o que achou:

hey,
duvido você
compartilhar

twitterlinkedinemailcopiar link

all
design/produto
front-enddados
música/back-end